Colômbia: Uma Nação à Beira do Abismo
Nos anos 1990, habitavam na Colômbia os últimos exércitos de guerrilhas Marxistas, traficantes de drogas brutais, grupos de extermínio de direita e ficou muito perto de falhar com um Estado. Uma década depois, os Marxistas perderam seus líderes e santuários rurais, os grandes traficantes estavam mortos ou presos e os paramilitares estavam negociando sua desmobilização. O governo estendeu seu poder para as áreas rurais, restaurou sua popularidade, melhorou a economia e o respeito aos direitos humanos.
Andean Abyss leva 1 a 4 jogadores nessa campanha multifacetada para o controle da Colômbia: guerrilhas e polícia, sequestro e guerra às drogas, varreduras militares e terror. Cada uma das quatro facções usa capacidade e táticas distintas para influenciar os assuntos Colombianos e atingir diferentes objetivos. Jogadores alocam e manobram 160 peças de madeira em um mapa colorido e exploram cartas de evento que não podem ser totalmente previstas. Mecânicas e componentes acessíveis dão ênfase à jogabilidade, mas Andean Abyss também oferece um modelo cativante de insurgência e contrainsurgência na Colômbia, levando em conta controle da população, linhas de comunicação, terreno, inteligência, santuários e outros fatores econômicos, militares e políticos.
Um novo tipo de Wargame assistido por catas
Do designer vencedor de prêmios do Wilderness War e Labyrinth, Andean Abyss utiliza mecânicas únicas relacionando eventos e operações que garantem decisões difíceis de cada jogador em cada nova carta. A maioria dos 72 eventos presentes do jogo tem dois lados, representando caminhos alternativos da história: jogadores podem escolher uma versão do evento e também de uma lista de operações e ações especiais de sua facção. Cada escolha tem uma implicação em como a próxima carta será jogada. Não há gerenciamento de mão: o foco é no mapa e no planejamento do previsível e imprevisível. Rolagem de dados tem uma pequena participação no jogo: a chave da vitória não é a sorte, mas na habilidade de organizar uma campanha mais efetiva.
Multi-jogador, 2 jogadores, solo
Andean Abyss pode ser jogado por até 4 jogadores com papéis e condições de vitória diferentes para uma interação diplomática enriquecida. Para 2 ou 3 jogadores, o jogo oferece um sistema de controle para facções automatizadas. Um um jogador solo pode ser o Governo Colombiano e enfrentar as FARC, AUC e os cartéis de drogas. As facções insurgentes automatizadas lutam entre si e também contra os jogadores, mas muito poder nas mãos de qualquer uma delas vai significar derrota.
Complexidade: 5/9
Capacidade solo: 9/9